Quais os melhores antivírus em 2022?
Essa é a dúvida que muitos têm e de tempos em tempos os índices se alteram. Existem organizações que fazem testes, tais como detecção, funcionalidades, impacto no sistema, e de tempos em tempos, relatam os resultados.
Duas organizações são a AV Comparatives e a AV Test, nelas podemos ter uma boa ideia das melhores soluções para o mercado doméstico. Aqui, vamos analisar as soluções para Windows.
Na AV Compatatives, o Real World Protection Test de Julho-Agosto de 2022 (última revisão 10 de setembro)
Neste gráfico podemos ver como os mais variados fornecedores do mercado se comportaram, com destaques a muitos falsos alarmes do Norton Life Lock e uma pequena dependência do usuário, entretanto a solução se mostrou eficaz no bloqueio de vírus. Por outro lado o campeão em sistemas comprometidos foi o ESET com quase 2% dos sistemas sendo o pior de todas soluções no teste.
O teste pode ser consultado aqui
Podemos nos basear apenas neste teste para escolher a proteção antivírus adequada? Não! O gráfico demonstra em apenas em um curto período, e índices como impacto do desempenho do computador e custo não estão contemplados. A nível de Brasil alguns desses fornecedores não estão disponíveis oficialmente ou não estão disponíveis em grandes varejistas.
Testes de Desempenho
Já nos testes de desempenho, foi utilizado o Intel Core i3 CPU, 4GB de RAM e disco SSD, considerado low end pela AV Comparatives, a nível de Brasil sabemos que talvez seja um cenário comum, eles usaram o Windows 10 21H2 64-Bit, testes realizados em abril de 2022.
Aqui podemos ver o desempenho como baixo, medíocre, rápido e muito rápido. A maioria das soluções de apresentaram como muito rápido. Os destaques aqui como baixo desempenho ficam com a Malwarebytes (que não é comum no Brasil), Kaspersky no “arquivamento/desarquivamento”, provavelmente, pela descrição deles é compactar/descompactar arquivos, algo que não é usado a todo momento então não é pra ser problema.
No carregar aplicações a maioria deles é considerado rápido, menos o McAfee que é considerado medíocre, junto com o Malwarebytes.
Para instalar aplicativos os campeões de mediocridade são os da Microsoft e o Total defense. Mas não é a todo momento que você instala algo né?
Copiar arquivos é algo bem comum, não a todo momento, mas comum. O campeão de lentidão é o da Microsoft e Total defense.
Já o navegar em sites o único que causa impacto no sistema é o da Trend Micro.
Teste de Proteção contra Malwares – Março 2022
Nos testes do início de 2022, foram coletados 10040 amostras das últimas semanas que antecederam os testes e gerou os seguintes resultados:
Aqui é importante ressaltar que alguns antivírus vão apresentar mensagens de alerta ao usuário e dependem do usuário bloquear intencionalmente o ataque, os resultados supõe que todos clicaram no bloquear.
Aqui vemos que a maioria das soluções não são ruins, têm bons índices de bloqueio, com destaques ao Norton Life Lock, Panda e Bitdefender.
Se compararmos com a lista do Real World do início do post, o Norton Life Lock apresenta muitos alarmes falsos e é dependente do usuário em sua configuração padrão, já o Panda além dos alarmes falsos teve sistemas comprometidos com o vírus.
Você pode obter maiores informações sobre esse teste clicando aqui
E defesa contra Ransonware?
Neste quesito cada vez mais importante temos o artigo da AV Test, onde temos na listagem abaixo, o que interessa nessa tabela é o Protection Score, (máximo de 40 pontos), a maioria das soluções atende os requisitos mais básicos de proteção e alguns se destacam em qualidade geral.
Qualquer um que tenha score máximo, neste quesito, deve atender.
Você pode obter maiores informações sobre isso nesta postagem
Conclusão
Nenhuma solução é perfeita, apesar de muitos dizerem que o melhor antivírus é o próprio usuário, os tipos de ataques estão cada vez mais especializados, se os seus dados são importantes pra você, é importante que tenha um bom antivírus e uma solução de backup adequada.
Outro fator a considerar é o preço dessas soluções e a disponibilidade delas por canais oficiais (considerando próprio site do fabricante e de grandes varejistas). Outra dica é procurar cupons de descontos, principalmente em épocas como black friday e Natal.
Soluções gratuitas normalmente só têm proteções mais básicas, hoje se encontra soluções mais completas e de melhor qualidade, por menos de R$ 30,00 por ano (tipo Kaspersky e Norton), não é uma recomendação de compra, apenas uma prova de conceito. Veja a solução que atende a sua necessidade e pesquise preços em grandes varejistas e sites oficiais.
Não compre “licenças” enterprise, nem OEM, nem baratinhas em grandes marketplaces, quase certo que são “piratas”, na hora do B.O. vão tirar o corpo fora, no suporte.
Falando em suporte, se você precisar de suporte técnico por telefone considere soluções que possam atender neste formato, em português.