A nova distribuição AlmaLinux
Depois da confusão com o CentOS em mudar de foco, deixando os seus usuários corporativos desconfiados com a confiabilidade do sistema no futuro (bem como compatibilidade com algumas aplicações que até então rodavam até de forma homologada no sistema) algumas alternativas vieram à público, dentre elas o (ou a) AlmaLinux.
Em uma tradução do site deles: “Governado e administrado pela comunidade, com foco na estabilidade no longo prazo e fornecendo uma plataforma robusta para nível de produção 1:1 compatível com CentOS e RHEL® pré-stream”.
O nome “Alma” é da palavra latina equivalente a “soul” (alma) no inglês. Parece óbvio, mas poderia ser uma sigla, foi o que eu pensei num primeiro momento, mas é simples assim, apenas tradução. Em tradução literal: “Esta comunidade é a alma do Linux – e no espírito de uma comunidade dedicada, decidimos chamar nossa nova distribuição de Alma: uma palavra em latim para alma.”
“A primeira versão estável do AlmaLinux OS foi introduzida em 30 de março de 2021. Ele foi inicialmente construído por especialistas em CloudLinux, mas após a primeira versão, passou a ser de propriedade e administrado pela comunidade.”
Segundo o site a versão 8.3 do sistema prevê atualizações até 2029, na data que escrevo esse post, estamos na versão 8.4 e é a versão que será testada.
As ISOs estão disponíveis no site de mirrors oficiais sendo que no Brasil, até o momento deste post apenas 1 mirror, disponibilizado pela LetsCloud e pode ser encontrado aqui. Recomendo sempre olhar o mirror mais próximo do usuário a fim de obter melhor desempenho no download.
Peguei algumas telas da instalação, pra quem está acostumado com Linux não serão novidade:
A ideia com o post é apresentar o AlmaLinux e não um guia como instalar, certamente é uma opção que se junta à outras para os órfãos da confiabilidade do CentOS.
É importante ressaltar que o projeto têm apoios de peso como:
Outro fato relevante é que o projeto não nasceu de qualquer oportunista sem conhecimento prévio de distribuições e como o mercado e a comunidade funcionam, nada mais nada menos que a CloudLinux, famosa há tempos em soluções para empresas de hosting (incluindo o próprio sistema, além do Kernel Care e Imunify360).
Além da instalação do zero, eles proveem um script para migração, para sistemas elegíveis e pode ser encontrado aqui com suas respectivas documentações.
Maiores detalhes e informações você pode acessar o site oficial: almalinux.org